Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Semana Kaizen Blitz resgata melhorias de gestão em hospital

Publicidade

Melhoria Contínua e Fluxo nos Processos

Denominado mais Gestão, o Programa de Melhoria da Gestão em Hospitais Filantrópicos que teve origem a partir da experiência positiva entre a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS e o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, de 2007, onde 50 hospitais gaúchos, divididos em oito regiões, realizaram um programa de melhoria, conquistou destaque no restante do país.

O Módulo Kaizen do Programa aconteceu nos dias 29 e 30 de abril no Hospital Nossa Senhora das Graças em Canoas Rio Grande do Sul, contemplando a Semana Kaizen do Mais Gestão. Os conceitos e dinâmicas abordados na capacitação, que envolveu 15 participantes do hospital, entre enfermeiros, médicos e setor administrativo, teve propósitos específicos de melhorias operacionais, trabalhados para o aumento da satisfação do cliente; melhoria da gestão; o aumento na produtividade e qualidade através das melhorias nos processos; a cultura da melhoria contínua; sinergia com ganho setorial; a capacitação, o engajamento e a motivação da equipe.

Após resgatar estes processos nas atividades e diagnosticar cada setor envolvido nas melhorias, o programa segue com as validações das oportunidades, do fluxo de processo, ferramentas para eliminar desperdícios, e responde assim, com a aprovação e a implantação do plano de ação para a instituição. Neste momento, a blitz foi direcionada a farmácia do hospital e sua organização em estrutura e demanda dos antibióticos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta