HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Quero! Agora!

Semana da Saúde: os 8 estágios do Hospital Digital

Hospitais de todo o mundo automatizam seus processos – sejam administrativos, operacionais ou assistenciais – em busca de ganho de eficiência, e melhoria da qualidade no atendimento e da segurança do paciente. Nessa jornada, o destino final é o Hospital Digital. Apesar de não haver um consenso sobre o que o define, a Sociedade de Sistemas de Gestão e Informação em Saúde (Healthcare Information and Management System Society, HIMMS) estabelece critérios e níveis, que vão de zero a sete, e classificam o hospital no processo de informatização.

Durante a semana da Saúde*, Heitor Gottberg, sócio da Folks, consultoria de TI em Saúde, falou sobre cada um:

Estágio 0

Os três sistemas clínico-departamentais (LIS – laboratório, RIS – radiologia e PHIS – farmácia) não estão instalados, nem integrados e não há nenhuma disponibilização online de informações.

Estágio 1

Os sistemas para laboratório, radiologia e farmácia estão instalados e integrados; ou os resultados de exames disponibilizados de maneira online a partir de prestadores de serviços externos.

Estágio 2

Repositório de dados clínicos (CDR) instalado e centralizado. A instituição tem  um Vocabulário Médico Controlado (CMV), um sistema de apoio à decisão clínica para checagem básica de interações e capacidade de intercâmbio de informação clínica-assistencial.

Estágio 3

Documentação de enfermagem no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), inclusive com a checagem de enfermagem registrada no sistema. Além disso, o hospital tem um sistema de apoio à decisão clínica (CDSS) para verificação de erros durante a prescrição e solicitação de exames e o Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (Picture Archiving and Communication System, ou PACS) disponível fora da Radiologia. “Nesse estágio, é checado se a enfermagem faz aprazamento e anota a administração de medicamentos no sistema”, explica Gottberg.

Estágio 4

O hospital possui um sistema de prescrição e solicitação de exames e procedimentos (CPOE) instalado em pelo menos uma área assistencial e conta com um sistema de apoio à decisão clínica baseado em protocolos clínicos. Nesse estágio, já é verificado se o médico prescreve no sistema e registra todas as informações e a evolução do paciente.

Estágio 5

Há PACS com as principais modalidades de diagnósticos, com possibilidade de eliminação do filme (filmless). “Nesse estágio, o HIMSS avalia se não é mais usado o filme em tomografia, ressonância, raio X, ultrassom e mamografia. É possível atingir até o quinto estágio respondendo um questionário na web, mas é importante lembrar que isso ainda não tem validação oficial”, explica Gottberg.

Estágio 6

Conta com circuito fechado de administração de medicamentos, inclusive com checagem à beira leito. Segundo Gottberg, três áreas são analisadas nesse estágio: suporte à decisão – se o médico é auxiliado pelo sistema a prescrever, seguir protocolos e checar alertas de duplicidade; circuito fechado de medicamentos – se todo o ciclo da medicação, que inclui farmácia clínica, aprazamento, reconciliação medicamentosa e checagem à beira leito, é realizado no sistema; e se toda essa infraestrutura tecnológica foi feita em pelo menos uma área do hospital. “Normalmente, para chegar ao nível 6, são necessários de 3 a 6 meses de trabalho”, completa.

Estágio 7

PEP completo e em pleno uso por todos os setores do hospital, Data Warehousing alimentando relatórios com resultados clínico-assistenciais e Business Intelligence (BI). Além disso, dados clínicos disponíveis entre todos os setores: emergência, internação, UTI, ambulatório e centro cirúrgico. “Também é feita uma análise de como o hospital continuará funcionando caso o sistema caia. De maneira geral, a instituição leva de 12 a 18 meses para atingir esse nível”, conclui Gottberg.

Assista à entrevista Excelência na gestão: Os 8 estágios da HIMSS  e saiba:

  • O que as instituições precisam fazer em relação a mentalidade da equipe e atendimento ao paciente;
  • O que esperar em termos de ganhos de produtividade com os 8 estágios;
  • Cinco abordagens tecnológicas que a entidade deve ter para chegar ao Hospital Digital.

*A Semana da Saúde, evento virtual organizado pelo portal Saúde Business e pela MV, com apoio estratégico de conteúdo da essense, foi realizada de 4 a 7 de abril de 2017 e mostrou as principais tendências tecnológicas que estão revolucionando o setor de Saúde.

banner-hospital-digital-semana-saude

 

       

Deixe uma resposta