✉️ NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assinar

Semana da Saúde: Migração para o Hospital Digital

O conceito de Hospital Digital surgiu para garantir processos e automatizações que evitem erros e fortaleça o cuidado com o paciente. Para isso, do atendimento até as informações sobre o faturamento do hospital, tudo é administrado digitalmente. Tirar o conceito do campo das ideias não é somente uma transição tecnológica: demanda planejamento, preparação, organização e foco. Veja, na sequência, os cuidados que devem ser tomados para que o projeto seja implementado de forma correta.

Prontuário Eletrônico do Paciente
Implantar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é o principal ponto. “Essa tecnologia visa a aumentar a segurança do paciente e fornecer ao médico uma automatização das informações, já que todo o processo – que inclui prescrição de medicamentos e o histórico de saúde – ocorre de forma digitalizada”, explicou Ubirajara Maia, diretor corporativo de sistemas da MV, durante a Semana da Saúde*. Para se tornar um Hospital Digital é preciso garantir que todas as informações – desde registros de cirurgias a documentos financeiros – transitem dentro da instituição de maneira digital, diminuindo riscos e custos.

Infraestrutura
O hospital deve ter um projeto de infraestrutura compatível com esse novo modelo. “A partir do momento que toda a informação se torna digital, o hospital deve ter uma estratégia para que a operação seja suportada. Além disso, deve entender as melhorias que serão feitas na parte tecnológica e clínica”, afirma Maia.

Cultura
Alterando a forma como o fluxo de informações é gerido dentro da instituição, é preciso conscientizar o corpo clínico sobre a importância da mudança. A equipe assistencial nem sempre enxerga os benefícios da digitalização com facilidade, o que demanda um treinamento dos colaboradores a respeito dos benefícios para todos – inclusive a eles. “É preciso ter um olhar abrangente, contemplando não apenas a equipe médica. O Hospital Digital beneficia também os profissionais de assistência, minimizando o tempo que passam executando tarefas burocráticas. Depois da adesão ao PEP, os ganhos aparecem. Quando os profissionais passam a usar a ferramenta e se sentem confortáveis com aquilo, se tornam usuários fiéis”, explica Kleber Araújo, CMIO da MV.

Assista à entrevista Hospital Digital: o futuro da Saúde e saiba:
As principais ferramentas do Hospital Digital;
Os benefícios da digitalização;
As dificuldade no caminho rumo ao Hospital DIgital e como combatê-las.

*A Semana da Saúde, evento virtual organizado pelo portal Saúde Business e pela MV, com apoio estratégico de conteúdo da Essense, foi realizada de 4 a 7 de abril de 2017 e mostrou as principais tendências tecnológicas que estão revolucionando o setor de Saúde.

banner-hospital-digital-semana-saude

       

Deixe uma resposta