Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Segurança começa no desenho de processos

Publicidade

De acordo com o expert Silvio Possa, a garantia da segurança do paciente durante sua permanência em um hospital, evitando riscos e acidentes que possam comprometer sua integridade física e moral, é um trabalho que requer determinação e foco de todos os profissionais que atuam na instituição de saúde.

“Desenvolver uma cultura de segurança em um hospital é um processo realizado de forma gradativa, pois deve superar o medo dos profissionais em identificar erros, eliminando a ideia de que há sempre um culpado por traz de cada evento adverso. As equipes precisam entender que as falhas mais comuns são, em sua maioria, decorrentes de deficiências no desenho dos processos. A gestão hospitalar tem a missão de criar barreiras que impeçam a ocorrência de erros”, afirmou em seu último post.

Estatísticas mundiais têm mostrado que o risco da ocorrência de falhas ou os chamados eventos adversos durante a realização dos processos de assistência hospitalar é de 3% a 7% do atendimento total, podendo, em alguns casos, gerar lesões e até a morte de pacientes.

Para ler o restante, acesse o blog do Silvio Possa AQUI.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta