Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Secretaria Municipal de Saúde apresenta resultados com OSS

Publicidade

Defensor da participação de órgãos privados na gestão da saúde pública da cidade de São Paulo, o secretário municipal de Saúde, Januário Montone, apresentou os resultados das parcerias com Organizações Sociais de Saúde (OSS) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) no congresso Gestão da Saúde no Brasil: Questão de Cidadania, que integra o ADH”09.
“Apesar do tamanho da rede e do montante de recursos, 75% dos serviços do SUS na cidade são contratados junto ao setor privado ou são serviços estaduais. A assistência não é privada, mas a produção é: dos 28 mil leitos de São Paulo, apenas 15 mil estão disponíveis para o SUS. Em hemodiálise, 90% dos equipamentos que atendem ao SUS estão no setor privado. Precisamos parar de discutir os modelos e começar a discutir a saúde para superar as necessidades da população”, defende Montone.
Na capital paulista, o modelo de parcerias de gestão com o setor privado começou em 2005. A lei que regulamenta as parcerias permite a administração privada de instituições novas ou já em funcionamento, de redes ou serviços. “Vamos ter mais cinco parceiros em diagnóstico por imagem para atender a rede municipal de saúde e estamos assinando contratos de gestão para passar a administração de mais 15 pronto-socorros para instituições filantrópicas”, revela o secretário.
Nos quatro anos de vigência da lei, 420 unidades básicas de saúde foram informatizadas e integradas e 10 microrregiões tiveram o gerenciamento da rede de saúde transferido para as OSSs. O número de serviços passou de 445 para 815 e o volume de procedimentos realizados nos Serviços de Apoio à Diagnose e Terapia (SADT) subiu 149%. “Contamos com parceiros fortes, com credibilidade técnica e social, comprometidos com as metas. Com isso, o tempo entre decidir e atender a necessidade do mundo real foi encurtado e atingimos níveis de produtividade e satisfação mais altos”, conclui Montone.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta