Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Secretaria mantém ações contra a dengue no Rio

Publicidade

 Um dia depois que o Ministério da Saúde divulgou o mapa nacional da dengue, no qual o Rio de Janeiro está entre os estados com risco muito alto de epidemia da doença, a Secretaria Estadual de Saúde informou que todas as ações de prevenção da doença foram mantidas, desde a última epidemia em 2008, como a designação de 3 mil bombeiros para visitas às casas e eliminação de criadouros, em municípios com poucos agentes de saúde.
Segundo o assessor técnico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Mário Sérgio Ribeiro, entre as medidas adotadas pelo governo estão a elaboração periódica de um mapa de risco das regiões com maior probabilidade de epidemia, onde são veiculadas as campanhas de prevenção nos veículos de comunicação, além da capacitação dos profissionais de saúde pelas equipes do governo.
“O que a gente fez exaustivamente foi a capacitação da nossa rede, tanto da rede hospitalar do estado, quanto dos profissionais dos municípios, fazendo que todos os profissionais tivessem acesso à informação de como tratar os pacientes com dengue. Envolvemos mais de 800 profissionais para que eles multiplicassem o manejo correto de tratar o paciente, para evitar que ele, se doente, evolua para óbito”, disse o assessor técnico.
Ainda de acordo com o Ribeiro, os municípios de Magé, Bom Jesus do Itabapoana e Cabo Frio estão, atualmente, despertando uma maior atenção das autoridades de saúde, devido ao aumento de número de casos. A prefeitura de Itaguaí, município que em 2010 teve o maior índice de infestação predial do estado (2,7), segundo dados do Ministério da Saúde, informou que 50 agentes estão percorrendo as casas para fazer o trabalho de prevenção e distribuir 100 mil folhetos explicativos. De acordo com as autoridades locais, a situação da cidade é estável.
De 3 de janeiro de 2010 a 1º de janeiro de 2011, foram notificados 29.276 casos suspeitos de dengue no Rio de Janeiro. Somente em dezembro, foram registrados 1.127 casos. No período, foram confirmados 41 óbitos.
Leia mais:
Dengue: aumenta para 21 Estados com risco de epidemia
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta