Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Secretaria lança manual de transplante de órgãos em São Paulo

Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lançou o Manual do Paciente em Lista de Transplante, um guia com informações e esclarecimentos às pessoas que aguardam por uma doação de órgão no Estado de São Paulo. Foram produzidos 30 mil manuais para distribuição nos centros de credenciamento de todo o Estado. Com o documento, a pessoa que aguarda por um órgão poderá saber como funciona o processo de transplante de órgãos no Estado, o que é a Central de Transplantes, como se inscrever, como é formada a lista de espera, além de explicações sobre a distribuição de cada órgão.
O número de doadores de órgãos no Estado de São Paulo dobrou no primeiro bimestre de 2004. Em janeiro e fevereiro deste ano houve 83 doadores (beneficiando 268 pessoas), contra 42 nos primeiros dois meses do ano passado. Apenas em fevereiro deste ano foram realizadas 35 doações, 85% a mais que no mesmo mês de 2003, quando houve 19.
Os manuais serão entregues gratuitamente à população. Para facilitar o entendimento dos usuários estão divididos em cinco cores, uma para cada órgão. O manual verde é para quem aguarda por um transplante de pulmão, o rosa é para pâncreas, vermelho para córnea, laranja para coração e azul para transplante de rim.
?O objetivo é mostrar que o processo de transplante de órgãos é totalmente transparente no Estado. Os manuais trarão informações extremamente importantes aos pacientes?, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta