Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Secretaria do Estado de São Paulo fecha parceria para recuperação de imagens sobre saúde

Publicidade

Ter o maior acervo de imagens sobre saúde do início do século 20, recuperado e à disposição da população. Esta é a expectativa da Secretaria de Estado da Saúde, que, por intermédio do Instituto de Saúde, acaba de fechar parceria com a Cinemateca Brasileira para recuperação de 257 rolos de filmes e 5 mil fotografias da primeira metade dos anos 1900. O trabalho, que inclui a recuperação de documentos, objetos e imagens, faz parte da reorganização do Centro Técnico de Preservação da Memória da Secretaria.
Além de recuperar as fotografias e filmes, a Secretaria está em fase final de obras de restauro no Museu Emílio Ribas, localizado no bairro do Bom Retiro. Antigo Desinfetório Central, o prédio foi construído em 1893 e tombado pelo patrimônio histórico na década de 80. as obras ficarão prontas neste semestre. Verdadeiras relíquias fazem parte do acervo do Museu, como fotos do Hospital de Isolamento (hoje Emílio Ribas), de 1902, Instituto Butantan, também de 1902, autoclaves usadas no Desinfetório Central em 1893, e fotos de equipes de desinfetadores.
Aparelhos usados para aplicar vacina contra a varíola (década de 1960), para desinfecção (1894), instrumento usado para contagem de glóbulos sanguíneos (década de 60), estufa de madeira usada no Instituto Adolfo Lutz (1940) e aparelho francês para medir a pressão, do final do século 19, também estão entre as raridades do Museu, que deverá ser reaberto ao público ainda neste primeiro semestre.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta