Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Secretaria da Saúde de São Paulo oferece atendimento humanizado para gestantes

Publicidade

A Casa de Maria, instituição especializada em partos da Secretaria da Saúde de São Paulo, acaba de completar dois anos. Localizada no Hospital Geral de Itaim Paulista, zona leste da capital, oferece serviços diferenciados e gratuitos para gestantes, como quartos exclusivos, banheiras de hidromassagem e técnicas modernas de parto humanizado, informa a Agência Imprensa Oficial.
A atual infra-estrutura suporta até 230 partos por mês, porém, têm sido realizados, em média, 100. “Apesar de dispor de atendimento e condições adequadas, o espaço ainda é subutilizado pelas gestantes em razão do desconhecimento de médicos e mulheres sobre a existência do local”, afirma Carlos Alberto Panegua Ferreira, diretor do hospital.
A Casa de Maria foi planejada para atender às gestantes durante a chegada do bebê. Tem quartos equipados com barras para exercícios de estimulação, além da presença constante de uma enfermeira obstetra, que acompanha a mãe até o rompimento da bolsa com a criança. A família tem acesso à gestante durante todo o trabalho de parto e pode, inclusive, recepcionar o recém-nascido na hora do nascimento.
Depois do parto, o bebê é colocado junto à mãe para incentivar a amamentação e recebe seu primeiro banho de imersão, que é dado por um familiar. Depois é levado para uma sala de conforto e a mulher, para um quarto coletivo.
Em média, parturientes e filhos ficam apenas 12 horas na Casa de Maria, podendo voltar para suas casas rapidamente. Antes da alta recebem orientação sobre amamentação, planejamento familiar, noções de higiene e cuidados com a criança. Em caso de emergência, ambos são conduzidos imediatamente ao hospital, onde têm acesso aos médicos e infra-estrutura para atendimento.
Para ter acesso à Casa de Maria, a gestante precisa ser encaminhada pelo hospital ou unidade básica de saúde onde faz o acompanhamento da gravidez. Após a 32ª semana de gestação, a família pode conhecer o local e se ambientar à Casa e à filosofia empregada. O atendimento é iniciado após a 37ª semana, depois que a parturiente faz a primeira avaliação médica e começa a ser acompanhada semanalmente pela equipe da Casa de Maria.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta