Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Se eleito, Serra promete investimento de R$12 bilhões na Saúde Pública

Publicidade

A Wareline, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas para a gestão hospitalar que participou do XX Congresso Nacional das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, realizado de 17 a 19 de agosto em Brasília, traz um panorama do que foi debatido pelos participantes.

Em seu primeiro dia, o Congresso contou com a presença do candidato à Presidência da República José Serra, que afirmou que, se eleito, investirá R$ 12 bilhões no serviço público de Saúde em quatro anos. “São investimentos na saúde, investimentos no SUS (Sistema Único de Saúde) descentralizado, investimentos que significam equipamento e construção”, declarou. Além disso, o candidato garantiu que para isso não será necessário criar nenhum novo tributo para este propósito, afirmando que ampliar investimentos em saúde é uma questão de prioridade, e ressaltou o trabalho feito pelas entidades filantrópicas. “As entidades filantrópicas representam 40% das internações do SUS e em 56% dos municípios são a única opção da população”, disse Serra.

Outro tema debatido no Congresso foi a proposta de emenda ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 432/08, que exige que hospitais filantrópicos comprovem uma aplicação percentual da receita da instituição em atendimento gratuito, quando não for cumprido 60% de atendimento ao SUS.

No último dia do congresso, o Secretario de Atenção à Saúde, Sr. Alberto Beltrame, defendeu a portaria afirmando que o maior ganho seria a transparência em torno do processo de certificação da filantropia. Ele anunciou o adiamento da Nova Lei da Filantropia, em razão da iminência de ser publicada a portaria do Ministério da Saúde com os critérios para a valoração ponderada dos atendimentos ao SUS. Tal portaria poderá trazer sérias consequências nos requisitos para concessão do certificado de entidade beneficente, o que exige uma análise detalhada do seu conteúdo. O secretário, no entanto, salientou que se aprovada a portaria, os hospitais terão um prazo bem flexível, de até 90 dias, para apresentarem as documentações complementares.

Sobre a Wareline

Criada em 1989, a Wareline é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de informatização hospitalar, que oferece integração e automatização das partes operacionais e financeiras das instituições de saúde. As soluções e serviços da Wareline garantem aos clientes qualidade nos sistemas e expertise junto aos órgãos públicos e privados com os quais têm interface. Atuando no mercado nacional, a empresa atende mais de 250 instituições, entre hospitais universitários, filantrópicos, particulares e redes municipais distribuídos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Piauí, Paraíba e Espírito Santo. Saiba mais em http://www.wareline.com.br.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta