Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

SBC:Envolvimento e comprometimento de pessoas são pontos fundamentais para Acreditação

Publicidade

A importância de se criar um planejamento sólido e de envolver toda a equipe no processo de conquista da Acreditação foi o norte do painel de gestão realizado no primeiro dia do Saúde Business Conference.Não só para garantir a qualidade e segurança dos procedimentos realizados dentro das instituições de saúde, a Acreditação acaba sendo também fundamental para direcionar as ações de gestão dos hospitais. ?A Acreditação cria padrões de confrontação, não externa, mas também internamente?, assinalou Américo Bez, consultor do Senac de São Paulo.
Não só para garantir a qualidade e segurança dos procedimentos realizados dentro das instituições de saúde, a Acreditação acaba sendo também fundamental para direcionar as ações de gestão dos hospitais. ?A Acreditação cria padrões de confrontação, não externa, mas também internamente?, assinalou Américo Bez, consultor do Senac de São Paulo.
A valorização das pessoas e o comprometimento da alta gestão dos hospitais foram apontados como elementos essenciais para a conquista da certificação, sobretudo pela mudança de processos que ela exige e pela avaliação integrada do hospital. ?A instituição se transforma com a conquista. Depois do processo, todos os colaboradores incorporam a qualidade nas suas ações?, complementou.
O impacto da certificação na gestão de hospitais filantrópicos também foi um dos assuntos abordados no painel. A maior resistência ainda é de os hospitais não terem uma administração profissional, de não terem acesso aos recursos e muitas vezes não acreditarem na possibilidade de se obter a certificação. ?O processo de certificação tem que ser visto como investimento e não como custo. Os ganhos vêm a longo prazo?, apontou Bez.
O exemplo foi o case da Santa Casa de São José dos Campos apresentado também no painel de gestão pelo Superintendente da instituição, Carlos Magno Marcondes. O plano diretor implantado em 1990 serviu como base para a implantação do processo. Para a conquista, foram criadas comissões de avaliação interna, realizados treinamentos específicos tendo em vista a capacitação dos seus profissionais, e angariado recursos tanto da esfera pública como da iniciativa privada. ?Mudamos a cultura de nossa instituição e acompanhamos a evolução do mercado da saúde. Hoje não há mais como fugir dos padrões de qualidade?, destacou Marcondes.
Com a conquista da Acreditação, a Santa Casa de São José dos Campos conseguiu diminuir os riscos de atendimento, maximizar dos cuidados, reduzir desperdícios, agregar benefícios, além de ter trabalhado para a humanização do atendimento.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta