Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

SBC: Governança Corporativa gera bons resultados nos negócios

Publicidade

?A incorporação de boas práticas de gestão corporativa são geradores de bons resultados nos negócios?. É o que garante o presidente da Governance Solutions, Carlos Airton Pestana, que abriu o painel: Governança Corporativa: considerações sobre o impacto da adoção das boas práticas em empresas com controle familiar. Para ele, os benefícios incluem maior facilidade de acesso e menor custo de capital, maior valorização do preço das ações, maior retorno aos acionistas e criação de valor no longo prazo. Além disso, os valores da governança corporativa passam pela trasparência, eqüidade e senso de justiça, prestação responsável de contas, conformidade e responsabilidade corporativa. ?As empresas não podem ser geridas por laços sanguíneos, mas sobretudo por competências?, alerta o consultor.
?A governança corporativa se resume em duas questões: ?vamos parar com essa sacanagem? e ?cada macaco no seu galho??. Foi assim que o diretor presidente do Hospital e Maternidade São Luiz, André Staffa, abriu sua palestra.
O executivo acompanhou a transição da gestão familiar para a profissional da instituição na qual lidera. Atualmente, ele reporta ao conselho administrativo, composto por seis pessoas. ?Esse relacionamento é pautado por critérios e avaliações periódicas de estratégias e resultados?, conta.
Segundo Staffa, há uma visão romântica do conceito de governança corporativa. ?A governança corpotativa é um termo legal, mas não diz absolutamente nada. As pessoas pensam que vendem algo que não podem entregar. Ela é vista hoje de uma forma muito romântica. Ela tem aplicabilidade, mas precisa ser contextualizada?, ressalta.
Ele lembrou ainda a diferença entre boas práticas e governança corporativa. ?As boas práticas podem ser adotadas em vários níveis, independente da empresa seguir ou não um modelo de governança corporativa?.
Carlos Airton finalizou lembrando que estamos embarcando em uma revolução cultural global, que tem como epicentro a sustentabilidade. ?E esse comando que se exercerá pelos princípios da governança corporativa?, afirma.
Leia esta reportagem na íntegra e a cobertura completa do Saúde Business Conference na revista Fornecedores Hospitalares de junho

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta