Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Saúde vai investir R$ 4 milhões em pesquisa genética clínica

Publicidade

O Ministério da Saúde, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), irá investir R$ 4 milhões em pesquisa genética clínica. As inscrições para seleção de propostas vão até 7 de julho. O objetivo é ter subsídios para a implementação de ações públicas voltadas paea a atenção em genética clínica no Sistema Único de Saúde (SUS).
As linhas de pesquisa abordarão deficiência mental, anomalias congênitas, câncer familial, doenças neuromusculares e heredodegenerativas, erros inatos do metabolismo e hemoglobinopatias hereditárias.
Terão prioridade os projetos que sejam estruturantes da atenção à saúde em genética clínica; minimizem as desigualdades regionais; sejam multicêntricos e multidisciplinares; valorizem a investigação etiológica e manejo e agreguem informações epidemiológicas.
Cerca de 5% das gestações resultam no nascimento de crianças com doenças genéticas, que respondem por 15% a 25% das causas de mortalidade perinatal e infantil nos países em desenvolvimento. No Brasil, as anomalias congênitas são a segunda causa de mortalidade infantil.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta