Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Saúde recredencia centros especializados em busca de órgãos

Publicidade

A Associação Hospitalar de Proteção à Infância e o Banco de Tecido Ocular do Hospital das Clínicas, em Curitiba,  e a Rede de Assistência à Saúde Metropolitana, em Sarandi,  foram recredenciadas pelo Ministério da Saúde  como centros especializados em busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos.  A autorização para o procedimento está no Diário Oficial da União.
Deixe o seu comentário sobre esta notícia
Tem mais informações sobre o tema? Então, clique aqui
Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde, o Paraná é o terceiro estado com mais números de transplantes no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. De acordo com dados da Central de Transplantes do Paraná,  em 2008 foram realizados 1.534 transplantes de órgãos, córneas e medula óssea, 6,9% a mais que no ano anterior. Os transplantes de tecidos tiveram aumento de 30%, passando de 1.453 procedimentos em 2007 para 1.901, em 2008.
Em 2009, já foram realizados 756 procedimentos. São 87 centros e 86 equipes credenciadas para realizar transplantes.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem o maior programa público de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Cerca de 95% dos transplantes são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que também subsidia todos os medicamentos imunossupressores para os pacientes. O Sistema Nacional de Transplantes conta com 942 centros transplantadores no país e 1.282 equipes habilitadas a realizar transplantes.
 
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta