Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Saúde: o desafio de superar a crise

Publicidade

Com a proposta discutir os desafios para superar a crise no setor saúde, a Deloitte apresentou durante a quarta edição do Saúde Business Forum, evento que ocorre na Ilha de Comandatuba até o dia 20 de setembro, organizado pela IT Mídia, a palestra ?Planejamento Estratégico para Organizações de Saúde: A superação da crise?. Enrico De Vettori, gerente sênior da área de consultoria da Deloitte afirma ser o planejamento estratégico um dos caminhos mais importantes e imprescindíveis da estruturação de uma instituição de saúde, assim como a sua própria atividade.
?É preciso refletir estrategicamente o negócio. Atualmente, este trabalho ainda é feito de maneira muito empírica e de forma equivocada. A visão de planejamento formal nas organizações recai tipicamente no planejamento orçamentário que é, por muitas vezes, adotado como um mecanismo de controle. O maior erro é adotar esta tática como um plano estratégico para traçar os passos futuros. Na formulação das estratégias alguns pontos críticos devem ser considerados. Entre eles estão: market-share, qualidade do produto, retorno sobre o investimento (ROI), resultados competitivos e posicionamento de mercado?, afirma o consultor.
Para Vettori, o conceito convencional de planejamento estratégico, aquele de perceber o ambiente e suas variáveis, avaliar suas forças e fraquezas, antecipar-se às oportunidades e ameaças, formular uma estratégia e assegurar a sua implementação, sempre estará atualizado.
Na opinião de Enrico, o mercado de saúde está muito mais focado no processo operacional e se distancia da visão estratégica. Mesmo aqueles hospitais que conseguem iniciar o planejamento apresentam dificuldade na implantação, seja por falta de metodologia ou maturidade organizacional. O setor precisa estar preparado, pois a tendência nos próximos anos é o redimensionamento e a reestruturação do mercado de saúde, onde será fundamental ter estratégia para sobreviver.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta