Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Saúde no Brasil: índices europeus e africanos

Publicidade

O cruzamentos dos dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) com os do Instituo Brasileiro de Geogradia e Estatística (IBGE) indicam que a capital do estado de São Paulo possui um médico para cada grupo de 239 habitantes. Essa média é superior à de países que possuem altos índices de desenvolvido humano. Alemanha, Bélgica e Suíça, por exemplo, possuem um médico em atividade para cada grupo de 285, 248 e 259 habitantes, respectivamente.

 
Ao considerar a densidade de médicos em todo o estado de São Paulo, a média é próxima da dos Estados Unidos. Em São Paulo, há 413 habitantes por profissional enquanto nos Estados Unidos a razão é de 411 por um.
Em nível nacional, a melhor média entre as unidades da federação foi observada no Distrito Federal: um médico para 297 habitantes. Contudo, há localidades com índices africanos: no interior do Estado do Amazonas há um médico para cada grupo de 8.944 habitantes; em Roraima, um para cada grupo de 10.306 habitantes.
O acesso a profissionais da medicina mantém o comportamento de desigualdade na comparação entre os números de capitais e de regiões do interior. De acordo com dados extraídos do sistema do CFM em março de 2010, estado do Acre há 575 médicos aptos a atuar, sendo que 74% deles (427) residem na capital, Rio Branco.
Com esse quadro a cidade que conta com um médico para cada grupo de 716 habitantes. No entanto, os outros 21 municípios acreanos dividem entre si 119 médicos, o que resulta na média de um médico para 3.236 habitantes.
Há casos de desigualdade ainda mais acentuada. No Amazonas, 88% (3.024) dos profissionais estão em Manaus, cidade que tem um médico para 574 habitantes. Os municípios do interior ficam com um médico para cada grupo de 8.944 habitantes. Em Roraima, são 10.306 habitantes por médico em cidades do interior. Há apenas 15 profissionais domiciliados fora da capital.
*Com informações do CFM
Diante da importante data, o portal Saúde Business Web preparou uma série de entrevistas, notícias e artigos que serão publicados ao longo do dia. Acompanhe.
Leia mais:
Especial Dia do Médico: data é marcada por campanhas de valorização
Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta