Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Saúde de Santo André ganha três novos espaços

Publicidade

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santo André (SP) inaugura hoje três espaços inovadores para atendimento da saúde pública. Todos dentro da filosofia de mo­dernizar e hu­manizar o atendimento da re­de pública, informa a assessoria de imprensa. Os novos Pronto Atendimento, Núcleo de Atenção Psi­cos­­social (Naps) e o Centro de Especialidades Cirúrgicas terão atendimento diferenciado, com o objetivo de dar maior qualidade aos serviços oferecidos. O novo posto de Pronto Atendimento (PA) da cidade será inaugurado às 18h (na Praça IV Centená­rio, 8), com início das ativida­des de atendimento ao público no sábado, dia 26. Além de ser o primeiro PA da região a ser desmem­bra­do de um hospital municipal, esse novo espaço inova nos conceitos de atendimento e concepção física do local.
As dependências, totalmente equipadas, são mais amplas e arejadas, proporcionam mais conforto, com área verde com bancos no entorno, para tornar o local mais agradável ao cidadão e menos estressante. Todo o serviço será informatizado.
Com essa mudança, o Cen­tro Hospitalar Municipal (CHM) também ganha em qualidade, pois, sem o intenso movimento do PA, terá desafogado seus corredores e recepção, o que irá melhorar e agilizar o atendimento dos casos de emergência (pronto-socorro), serviços de resgate, bem como interna­ções e avaliações de urgências encaminhadas pelas unidades de saúde, serviços que permanecem no Centro Hospitalar Municipal.
Às 16h, é a vez da inauguração do Centro de Especialidades Cirúrgicas, que ficará junto ao Centro Hospitalar Municipal (CHM, na Avenida João Ra­malho, 326) e vai centralizar todos os ambulatórios cirúrgicos da cidade, com a perspectiva de aumentar o nú­mero de consultas dessas especialidades bem co­mo agilizar o ato cirúrgico e propiciar que a liberação da alta hospitalar ocorra mais rapidamente. Esse ambulatório será instalado em imóvel próximo ao Centro Hospitalar e atenderá às consultas ambulato­riais das especialidades cirúrgicas e todas as consultas de retorno após os procedimentos realizados no CHM.
Será aprimorado o fluxo de atendimento de modo que o médico que recebe o paciente na consulta ambula­torial seja o mesmo que indica e realiza a cirurgia, acompanha o paciente em sua in­ter­nação, nas consultas de controle pós-operatório e até a al­ta definitiva do paciente.
A Secretaria de Saúde tam­­bém entrega o novo Núcleo de Assistência Psicos­so­­cial II (NAPS II), que era o antigo CAPS (Centro de Atenção Psi­cossocial) reformado e ampliado. Situado na Praça Chile, 140, re­gião do 2º Sub­dis­trito de Santo André, que abran­ge uma po­pulação apro­­ximada de 250 mil habitantes, o serviço atendia a 55 usuários em hos­pitalidade dia e a mais de 500 usuários em regime am­bulatorial por mês e terá sua capacidade ampliada.
O Núcleo passará a fun­­cionar em regime de 24 horas. Foram cons­truí­dos espaços novos para receber três lei­tos masculinos e três femininos; criou-se também um refeitório, dois vestuários (masculino e feminino), novos banheiros adaptados, uma sala de jogos, sa­la de televisão, cozinha experimental e também dependências adequadas aos funcionários.
A reforma permitiu ainda tornar os espaços mais agradáveis, com decoração seguindo normas de visual voltado para a qualidade de am­biente de trabalho em saúde. Foram recuperados as qua­dras, a sala de alfabetização (do MOVA), a marcenaria e até o espaço de trabalhos corporais. Com essa rea­dequação, será favoreci­da a convivência da comunidade nesse espaço público.
Para funcionar 24 horas, está sendo providenciada a contratação de recursos humanos e compra de materiais e equipamentos, que estarão disponíveis ainda no próximo semestre.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta