HIS17 Já emitiu sua credencial gratuita para o HIS '17? Já são +1.800 profissionais! Clique aqui

São Paulo terá força-tarefa contra gripe aviária

Publicidade

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou a criação de uma força-tarefa para prevenir uma pandemia de gripe aviária. Entre as providências, tomadas em parceria com o Ministéria da Saúde, estão a criação de um comitê de contingência, capacitação de profissionais de institutos de pesquisa e de saúde e aumento do número de hospitais sentinela de dois para quatro.
O Estado também está construindo, com recursos do Ministério da Saúde, o primeiro laboratório para pesquisa do vírus no país e uma unidade para a produção de vacinas, no Instituto Butantan.
Amostra
A Organização Mundial de Saúde (OMS) liberou uma amostra do vírus H5N1 para a fabricação da vacina. O material deve chegar ao país nos próximos dias e a produção deve ter início mesmo antes da finalização da fábrica do Instituto Butantan, em maio de 2006.
Em 2006, o Brasil deverá fabricar 20 mil doses da vacina, que deve ser usada por pessoas que tenham contato com aves infectadas, seus familiares e profissionais de saúde.
As equipes do Instituto também devem buscar formas de reduzir a quantidade necessária de vacina para um terço do volume padrão, para que seja possível triplicar o número de doses.

       
Publicidade

Deixe uma resposta