Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

São Paulo recebe curso de capacitação em atendimento de AVC

Publicidade

Acontece em São Paulo, no próximo dia 8 de maio, o programa Pacto AVC, que capacita profissionais de saúde e equipes interdisciplinares para organização e eficácia do atendimento emergencial ao paciente com diagnóstico de acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral. A iniciativa visa promover atendimento fundamental de emergência para o tipo mais comum de AVC – 85% dos casos pertencem ao tipo isquêmico – e, assim, contribuir com a diminuição de riscos de sequelas e óbitos.

“Em 2010 o Pacto AVC estará em outras cidades do Brasil para capacitar profissionais de saúde quanto ao atendimento emergencial. Boa parte das mortes relacionadas ao AVC poderia ser evitada se houvesse um melhor conhecimento sobre o tratamento da doença”, explica a neurologista Sheila Martins.

Estima-se que, do total de pessoas que sofrem um AVC, cerca de 5% a 10% podem contar com o benefício do tratamento. Porém, esse número pode aumentar com a conscientização da população para que os sintomas e sinais da doença sejam reconhecidos e o auxílio seja solicitado rapidamente, e também com o treinamento dos profissionais da área de saúde.

O Protocolo de Tratamento Emergencial ao AVC inclui a administração do medicamento alteplase (rtPA). Quando administrado no intervalo de zero a quatro horas e meia do início dos sintomas, o medicamento aumenta as chances de uma recuperação completa, sem sequelas como incapacidade de fala, locomoção, distúrbios de memória e raciocínio.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta