Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

São José dos Campos investe R$ 4 milhões em projeto de TI

Publicidade

Buscando a integração das informações e uma melhor forma de gestão, a Secretaria de Saúde de São José dos Campos, no interior de São Paulo, apostou na tecnologia para obter mais eficiência na aplicação dos recursos no setor.
Tendo desenvolvido, a partir de 2005, um sistema ERP próprio, voltado para a gestão em saúde, com módulos de agendamento de consultas, de prontuário eletrônico, de prescrição e distribuição de medicamentos, e de gestão financeira,  a secretaria optou pela virtualização, por meio da solução Presentation Server, da Citrix Systems, como forma de entregar a ferramenta, e assim garantir a integração do sistema de saúde. “A opção pela virtualização foi mais interessante para nós, por não exigir um grande investimento em infra-estrutura, por garantir a segurança e a agilidade na transmissão de dados”, explica o chefe da Divisão de Informática da Secretaria de Saúde de São José dos Campos, Marcelo Augusto Ferreira.
Com a solução, a secretaria, que atende a uma população de 650 mil habitantes, conseguiu integrar as 65 unidades de saúde do município, algumas localizadas na zona rural, 220 consultórios médicos e mais de 300 consultórios odontológicos, além das farmácias. O projeto começou a ser implementado em julho de 2006 e foi concluído em setembro de 2007. Os resultados já podem ser percebidos. “Agora temos mais indicadores, o que permite, por exemplo, identificarmos os períodos de maior movimento nos postos de saúde, e por quais motivos, e assim gerenciarmos melhor o atendimento, além de evitar o desperdício, com a distribuição de medicamentos e realização de exames em duplicidade”, analisa Ferreira.
A Secretaria de Saúde investiu um total de R$ 4 milhões no projeto, entre compra de servidores e equipamentos, das licenças Citrix e contratação de links de internet. A estimativa é que em dois anos o investimento seja recuperado. “O maior resultado é, que com a economia gerada, aumentarmos os investimentos na Saúde, gerando melhor atendimento, e beneficiando o usuário, o cidadão”, conclui.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta