Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

São Camilo Santana lança nefrologia pediátrica

Publicidade

O Hospital e Maternidade São Camilo-Santana, de São Paulo, acaba de lançar a Nefrologia Pediátrica, serviço que nasceu da necessidade de atender as crianças com insuficiência renal da maternidade do hospital. A nefrologia infantil vai abranger o atendimento ambulatorial de patologias gerais, tratamento de crianças com insuficiência renal que necessitem ou não de hemodiálise, além de acompanhamento daquelas que já estão internadas.
Segundo a Dra. Eliane Takabatake, nefrologista pediátrica responsável pelo Setor no São Camilo, a origem e a incidência da insuficiência renal crônica na infância variam muito em função da idade: ?nos bebês predominam as malformações do trato urinário, enquanto nas crianças mais velhas prevalecem as doenças adquiridas?, informa a médica, acrescentando que a incidência anual de novos casos no Brasil é estimada em 1,5 a 4 novos casos por cada milhão de habitantes. Já nos Estados Unidos existem cerca de 5 mil crianças em tratamento dialítico (que fazem hemodiálise).
O atendimento de crianças torna mais completo o Setor de Nefrologia do Hospital São Camilo ? Santana, criado em 1992, e que atualmente atende 230 pacientes sendo 160 em hemodiálise e 70 em diálise Peritoneal. Conta com um parque de 34 equipamentos de hemodiálise instalados, 38 dialisadoras portáteis que permitem aos pacientes realizarem o tratamento em casa e, novas instrumentações foram adquiridas exclusivamente para o atendimento pediátrico.
O Setor de Nefrologia do Hospital foi um dos pioneiros na instalação de um sistema de tratamento de água por osmose reversa além de atender a todas as exigências dos órgãos reguladores e das normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Para consolidar a qualidade do trabalho oferecido, a equipe multi profissional composta por 42 pessoas entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e administradores, conquistou em julho de 2000, o selo de qualidade ISO 9002 pelo serviço de terapia renal oferecido e continua a manter um atendimento humanizado com organização de festas aos pacientes, palestras de orientação e a ?Tarde da Alegria?.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta