Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

São Camilo investe em humanização

Publicidade

Com alguns potes de tinta, lápis de cor ou giz de cera, cola, recortes e papéis, muitos papéis, de preferência brancos ? tornou-se possível oferecer aos pacientes do Hospital e Maternidade São Camilo-Ipiranga, de São Paulo, a oportunidade de sonhar, fantasiar, rir e, principalmente, voltar a brincar.
A nova atividade de humanização hospitalar, voltada para a recreação de pacientes adultos, surgiu de uma parceria entre o gerente assistencial do hospital, Enfermeiro Carlos Canhada, com as professoras Maria dos Santos e Miriam Delboni, do curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário São Camilo.
Para isso, as estagiárias de Terapia Ocupacional, orientadas pelas professoras, promovem atividades de livre expressão artística, por meio de colagens, pinturas, desenhos e trabalhos feitos com sucata que depois são expostos na sala de espera do próprio andar de internação.
O objetivo é reduzir os efeitos negativos de uma internação, promover a integração entre família, pacientes e equipe no enfrentamento da doença. Segundo o Enfermeiro Carlos Canhada, essas atividades, aparentemente tão simples, proporcionam ao paciente distração, divertimento e integração com outros pacientes, equipe profissional e familiares, tornando o processo de recuperação mais rápido e muito mais agradável.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta