Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

São Camilo adota tecnologia digital para monitoração cardiológica

Publicidade

A adoção de uma tecnologia digital para os exames cardiológicos de monitoração de longa duração (como holter, looper e MAPA) é a novidade do Hospital e Maternidade São Camilo. O sistema é baseado em pequenos gravadores, que são capazes de enviar e receber dados dos exames pela internet, o que garante agilidade na obtenção dos resultados dos exames. Além disso, por serem portáteis, os aparelhos permitem que o paciente possa ser monitorado enquanto desenvolve atividades cotidianas. A solução passa a ser utilizada nas três unidades do hospital (Pompéia, Santana e Ipiranga). No caso do registro do eletrocardiograma contínuo de 24 horas, tradicionalmente chamado de Holter ou eletrocardiograma de longa duração, o aparelho documenta, quantifica a freqüência e complexidade das arritmias cardíacas e as correlaciona com os sintomas do paciente.
Nos casos em que o Holter 24 horas é incapaz de documentar a causa dos sintomas dos pacientes e é necessária uma monitoração mais prolongada, os especialistas têm a opção de utilizar o Looper (registro transitório). Neste exame são monitorados os registros eletrocardiográficos de até 15 dias, ou até os sintomas ocorrerem. Esse método pode ser realizado com registros transitórios, durante os episódios sintomáticos dos pacientes armazenados em um dispositivo de memória sólida e depois analisados pelo especialista. Esses registros são armazenados por 30 a 60 segundos antes de serem ativados pelo paciente.
Outro exame é o MAPA, utilizado para monitorar a pressão arterial por 24 horas. Além de ser utilizado para o diagnóstico de pacientes com hipertensão arterial, o exame faz análise e resistência terapêutica, avaliação da pressão arterial durante o sono, hipertensão episódica e de “consultório”, síncopes e a hipotensão relacionada à terapêutica.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta