Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

São Caetano inaugura Hospital Infantil e Maternidade

Publicidade

Será inaugurado em 3 de outubro o Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido, em São Caetano do Sul (SP). Fundado inicialmente como unidade de atendimento pediátrico, a instituição passou por mudanças e será entregue à população pelo prefeito Luiz Tortorello. O novo hospital infantil e maternidade, com capacidade para atender uma média de 9 mil crianças por mês e realizar entre 60 e 80 partos, integrará o primeiro complexo hospitalar da cidade junto ao Hospital Municipal Maria Braido. A transformação da unidade hospitalar em maternidade exigiu uma reforma completa no edifício de cinco andares, com remodelação de áreas e criação de novos espaços, como salas de parto e brinquedotecas. A obra ficou a cargo da Diretoria de Urbanismo, Obras, Habitação e Meio Ambiente. O projeto de revitalização interna e externa, que inclui pintura, fachada, paisagismo, calçada e pavimentação, foi executado pela Diretoria de Serviços Municipais.
O pronto-atendimento em pediatria foi reformulado, recebeu pintura e novo mobiliário. O Centro Obstétrico, localizado no primeiro pavimento, compreende três salas de parto, uma de pré-parto com quatro leitos, e uma de recuperação pós-anestésica. O berçário fica na mesma ala, com 14 leitos, sendo três na Unidade de Terapia Intensiva e dois de isolamento. Ainda no mesmo setor, foram criadas salas para o lactário e exames, como ultra-sonografia.
O prédio será conectado com o Hospital Municipal através do segundo andar. Neste pavimento serão alocadas as consultas de especialidades como pneumologia, cardiologia, fonoaudiologia, fisioterapia, dermatologia e cirurgia plástica. No terceiro andar funcionará a ala de internação da maternidade, e no quarto e quinto serão mantidas as alas de internação com 10 leitos em cada. Segundo Márcia Battaglia, diretora-clínica da instituição, foram adquiridos equipamentos novos em função da maternidade, como mesas de parto, berços para recém-nascidos, carrinhos de anestesia e emergência.
Para o serviço de informática do hospital foram comprados dez computadores. A idéia é facilitar o atendimento com o suporte do Graal, o Núcleo de Gerenciamento Reunido de Análises e Aplicativos Logísticos da Prefeitura de São Caetano do Sul. Glória Georgetti, diretora de administração do hospital, explica que o projeto permite acesso informatizado de médicos à ficha dos pacientes, agilizando consultas e avaliações.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta