Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Santa Paula investe em qualidade para atrair pacientes e médicos

Publicidade

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) concedeu a acreditação plena ao Hospital Santa Paula. “Esta era a meta para o ano. Nos próximos dois anos, queremos atingir o nível 3”, revela o presidente do hospital, George Schahin. O hospital, que recebeu acreditação, em 2001, também conquistou o nível de excelência nos setores de Materiais e Suprimentos, Anestesiologia, Reabilitação, Arquivo de Prontuário e Gerenciamento de Resíduos.
Entre os pontos destacados estão o Sistema de Pré-Internação, o Programa de Controle de Dor e Serviço de Anestesia, Técnicas de Gastronomia e Serviço de Nutrição e Programa de Gerenciamento de Resíduos. “A principal mudança no dia -a-dia do hospital foi o comprometimento dos funcionários. Hoje têm-se a percepção de que qualidade não é luxo, é necessidade. Um trabalho bem feito não precisa ser refeito”.
Nos últimos dois anos, foram investidos cerca de R$400 mil em treinamentos e consultorias. “Realizamos uma pesquisa de clima organizacional e descobrimos que 97% dos funcionários já sabem o que é a ONA”.
Schain destaca o aumento da confiança entre os médicos e a boa avaliação dos pacientes como as principais vantagens da implantação de um sistema de qualidade.
Outro investimento para melhorar a avaliação dos pacientes foi a contratação de um ombudsman. “Ter um profissional que ouve o público externo e mantém ligação direta com a diretoria agilizou a solução de problemas”.
Com a conquista da acreditação plena, o Santa Paula junta-se agora a seis outros serviços de saúde do Estado que conquistaram acreditação plena: Maternidade Pro Matre Paulista, Hospital Itacolomy, Hospital e Maternidade São Camilo, Hospital Geral Pirajussara, Hospital Estadual de Diadema e Hospital e Maternidade Assunção.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta