Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Santa Helena Saúde integra comitê internacional de promoção à saúde

Publicidade

As ações de prevenção e promoção à saúde levaram o grupo Santa Helena Saúde, localizado em Santo André, ao cenário internacional. Depois de apresentarem os resultados de suas estratégias em um congresso mundial sobre o tema, o grupo foi convidado a integrar o comitê internacional de Promoção a Saúde, o Health Promoting Hospitals & Health Services, ligado à Organização Mundial de Saúde.
O trabalho desenvolvido pelo Santa Helena teve início há dois anos e visa garantir a melhoria de condições de saúde e de qualidade de vida dos 400 funcionários do grupo. O primeiro passo foi realizar o mapeamento epidemiológico dessa população e depois adotar ações específicas para combater as ocorrências mais comuns, como, por exemplo, acupuntura e fisioterapia para quem apresentou algum problema de coluna, e terapias, como a musicoterapia, para problemas psicológicos, entre outras medidas. “É muito comum os profissionais que trabalham com saúde apresentarem problemas como depressão e estresse, pela natureza da atividade. Com esse tipo de ação conseguimos melhorar o nível de qualidade de vida aqui dentro”, pontua o superintendente do grupo, Ronaldo Kalaf. Como resultados dessas ações, o gestor pontua a redução do índice de absenteísmo e a melhoria de qualidade de vida e produtividade do quadro funcional.
Para desenvolver esse tipo de ação, o grupo selou uma parceria com a Universidade Metodista, para a realização do estudo, e desenvolveu um sistema de informação próprio para gerenciar essas atividades, além de utilizar os profissionais que atuam em medicina preventiva dentro da instituição. “O custo para manter um programa desses é muito baixo, ainda mais quando comparado com os resultados que alcançamos”, destaca Kalaf. O executivo revela que já estuda a possibilidade de levar esse tipo de serviço para atender os clientes do Santa Helena Saúde.
Integrando o comitê internacional de promoção à saúde, o grupo passa a participar das discussões em torno do tema e realizar benchmark com as instituições participantes, oriundas de países como Reino Unido, Austrália, Canadá, Dinamarca e Estados Unidos. O Santa Helena Saúde é a única instituição privada a integrar o comitê. “Com essa participação conseguimos identificar e contribuir para as melhores práticas de ações de prevenção e promoção à saúde”, afirma o executivo.
Resultado já da integração do comitê, o grupo vai agora iniciar um programa para o combate ao tabagismo nos mesmos moldes que vem sendo aplicado na saúde pública dos países participantes. “Estamos discutindo e seguindo diretrizes mundiais para ações de promoção à saúde. O que traz uma nova perspectiva para o nosso trabalho”, salienta.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta