Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Santa Casa de SP inaugura centro de telemedicina

Publicidade

Com investimentos de US$ 50 mil, a Santa Casa de São Paulo inaugurou hoje, 20, o seu  centro de Telemedicina. A instituição contou com o apoio da Drogaria São Paulo, que patrocinou os custos da compra de todos os equipamentos para a montagem de duas salas. Inicialmente a Santa Casa trocará informações com o Ryder Trauma Center, hospital especializado no tratamento de traumatologia em Miami, nos Estados Unidos. Numa segunda etapa, novos convênios devem ser firmados tanto com instituições nacionais quanto internacionais.
Para Eduardo Sadao Namie, coordenador do Setor de Tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, os recursos permitirão uma maior troca de informação além da redução de custos. “O início deste projeto faz parte de uma série de ações que tiveram início no ano passado com a parceria firmada junto a USP. A partir de agora a Santa Casa passa a fazer parte do Telessaúde, rede de telemedicina do Ministério da Saúde, socializando a medicina. A telemedicina permitirá a redução de custos, visto que as equipes não precisarão mais se deslocar e a informação chegará de forma ordenada e útil”, afirma Namie.
Os recursos de telemedicina permitirão ainda difundir o conhecimento entre as outras Santas Casas do estado de São Paulo. Por meio de uma parceria com a FEHOSP (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), outras nove unidades no estado também receberão equipamentos para a realização e participação nas teleconferências. “Ainda estamos em fase de ajustes internos, mas já temos definido a grade de programação e reuniões. A idéia é que utilizemos ao máximo este recurso”, afirma Namie.
O projeto permitirá ainda a troca de informações entre os estudantes que fazem parte do Educa São Miguel, programa social realizado por alunos e professores da faculdade para conscientizar a população de São Miguel Paulista sobre os cuidados com a saúde e fornecimento do atendimento médico básico.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta