Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Santa Casa de São Paulo inaugura Laboratório de Medicina Molecular

Publicidade

A Santa Casa de São Paulo inaugurou ontem o Laboratório de Medicina Molecular. O principal objetivo da nova unidade é realizar estudos das sensibilidades individuais aos glicocorticóides, informa a Agência Fapesp.
Segundo o coodenador da unidade, Carlos Longui, a idéia do laboratório surgiu em 1998, quando retornou dos Estados Unidos, onde fez pós-doutorado no National Institute of Child Health and Human Development. Pouco antes de seu retorno, Longui teve aprovado junto à Fapesp um projeto dentro do Programa de Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes. “Com este, e outros três projetos regulares aprovados pela Fundação, foi possível viabilizar a infra-estrutura inicial do laboratório, com a compra de equipamentos e material permanente”, afirma o coordenador.
A inauguração contou com a presença do coordenador do laboratório, Carlos Longui, do diretor da FCMSCSP, Ernani Rolim, do diretor do departamento de Ciências Fisiológicas da faculdade, Osmar Monte, e do diretor administrativo da Fapesp, Joaquim José de Camargo Engler.
“Ao conhecermos a sensibilidade de uma pessoa, podemos identificar melhor se o medicamento será efetivo e definir a sua dosagem”, destaca o Longui. Os glicocorticóides são um dos tipos de corticóides, hormônios esteroídicos produzidos na porção cortical das glândulas adrenais. São considerados os principais agentes anti-inflamatórios conhecidos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta