Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Santa Casa de Londrina moderniza estrutura administrativa

Publicidade

Com o objetivo de agilizar os processos de atendimento ao paciente e racionalizar custos, a Irmandade da Santa Casa de Londrina (PR) está modernizando toda a estrutura administrativa do complexo hospitalar, com a implantação do sistema de gestão da MV Sistemas, empresa especializada em software de gestão em saúde. Os processos internos de trabalho foram revisados e readequados ao novo sistema. O projeto que está em desenvolvimento há dois anos, recebeu investimentos da ordem de R$ 2 milhões. O objetivo é integrar todo o trabalho voltado ao paciente. Com isso, os sistemas de agendamento de consultas ambulatoriais, exames e cirurgias serão agilizados, assim como o faturamento das contas e o arquivo médico. A prescrição médica e o prontuário do paciente também passarão a ser eletrônicos.
Uma das principais vantagens da informatização é a possibilidade de rastrear o paciente, dando ao médico um histórico dos serviços prestados no passado. A estimativa, segundo o superintendente da ISCAL, Fahd Haddad, é que o novo sistema traga uma melhoria de, em média, 10% nos resultados.
Isso significa dizer que a economia possibilitada a cada 15 meses do uso do sistema será suficiente para comprar medicamentos e materiais descartáveis suficientes para dois meses de consumo. Mensalmente, os hospitais da ISCAL prestam em média 20 mil atendimentos, o que significam 20 mil contas fechadas todo mês pelo faturamento.
Para a implantação do novo sistema, os funcionários estão passando por treinamentos. O primeiro deles, é a iniciação à informática já que muitos dos programas atualmente em uso serão substituídos. Mais de 500 funcionários já estão em treinamento. Ao todo, a Irmandade emprega 1.905 pessoas.
O novo sistema começa a ser implantado ainda esse mês. A previsão é que todo sistema entre em funcionamento até março de 2005.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta