Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Samu é apresentado a profissionais de saúde na Itália

Publicidade

Pela primeira vez, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é apresentado aos profissionais de saúde na Europa. A coordenadora-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Irani Ribeiro de Moura, fez uma exposição durante evento de medicina e urgência realizado em Turim, na Itália. A apresentação abordou a atuação do Samu e a adaptação do serviço à realidade local de cada região brasileira, como a integração de ambulanchas (embarcações adaptadas como UTIs móveis) à frota dos Samu de Belém e Manaus para ampliar o atendimento de emergência à população ribeirinha.
Criado em setembro de 2003, o Samu/192 tem se destacado por levar atendimento de urgência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a mais de 89 milhões de brasileiros.
O Samu é resultado da parceria entre o governo federal e as secretarias estaduais e municipais de Saúde das cidades beneficiadas. Atualmente, a rede nacional conta com 106 serviços habilitados em 25 estados e no Distrito Federal. Ao todo, 817 municípios estão cobertos pelo Samu. A rede atende urgências clínicas, pediátricas, cirúrgicas, gineco-obstétricas e psiquiátricas.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta