Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

SAMU deve passar a atender emergências psiquiátricas

Publicidade

Preparar os serviços de emergência como o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel às Urgências) para realizar o atendimento psiquiátrico de urgência e garantir a integração do SAMU com os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) é o objetivo do Ministério da Saúde, que promove, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SE), até o dia 16 deste mês a I Oficina Nacional de Atenção às Urgências e Saúde Mental ? Diálogos sobre Política Nacional de Atenção às Urgências e a Reforma Psiquiátrica. De acordo com a assessoria do ministério, o evento, que acontece no Centro de Convenções de Sergipe, tem como finalidade discutir e definir, pela primeira vez no Brasil, o atendimento psiquiátrico de urgência.
A oficina servirá como instrumento essencial para a definição de protocolos, cuidados éticos, relações intersetoriais e limites no atendimento de pacientes em crise ? tentativas de suicídio, alucinações, delírios, depressões e outros quadros. A partir dessa iniciativa, o governo federal estabelece o socorro à saúde mental como função de saúde pública.
No evento, profissionais de saúde que atuam no Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU/192) discutirão com profissionais de saúde mental a mudança na cultura de atenção à emergência psiquiátrica.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta