Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

SAMU de MT terá serviço de tele-eletrocardiograma

Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde do Mato Grosso implementou um novo serviço de tele-eletrocardiograma digital criado pelo Ministério da Saúde (MS) em parceiria com o Hospital do Coração (HCor) de São Paulo.

O novo serviço será feito por meio das unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) que beneficiará os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Equipamentos de tele-eletrocardiograma digitais portáteis e telefones celulares (smatphones) foram adicionados às ambulâncias tipo alfa do SAMU.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da regia, o serviço oferece novidades para auxiliar no atendimento de pacientes cardíacos. Uma destas novidades é o diagnóstico de ataques cardíacos em tempo real que possibilita o encaminhamento do paciente para hospitais de referência, reduzindo o risco da vítima de entrar em filas de espera para atendimento.

Com a aplicação desta tecnologia o serviço de emergência  poderá encaminhar dados sobre o estado do paciente que sofre de riscos cardíacos para uma central de informações do HCor que serão analisadas por médicos cardiologistas que poderão elaborar um diagnóstico e enviar ao smartphone da ambulância sugestões de tratamento ao médico que está atendendo a emergência.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta