Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Samaritano capacita hospitais públicos no País

Publicidade

O Hospital Samaritano iniciou neste mês a segunda etapa do Programa para Capacitação de profissionais de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica em 13 hospitais, de 10 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. A iniciativa será feita em conjunto com os Hospitais Fundação Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas Gaspar Viana, no Estado do Pará. Durante o período de um ano (até outubro de 2011), profissionais do Samaritano contribuirão para o aprimoramento dos processos assistenciais e de gestão, com foco na qualificação dos serviços prestados nas Unidades de Tratamento Intensivo destes hospitais.

A seleção das instituições públicas ou filantrópicas foi realizada em conjunto com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS). Este processo considerou alguns critérios: hospitais localizados em municípios com população superior a 500 mil habitantes, serem referência regional e prestarem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa de Capacitação tem como enfoque o Controle de Infecção Hospitalar, Farmácia Hospitalar, Engenharia Clínica e Indicadores Assistenciais e de Gestão, além de treinamentos em Reanimação Neonatal e Suporte Avançado de Vida em Pediatria – PALS (Pediatric Advanced Life Support).

Segundo o Samaritano, o programa prevê treinamentos “on the job” e reuniões de trabalho nos referidos hospitais. Além disso, contará com um módulo no qual os profissionais farão visitas técnicas na entidade, em São Paulo.

A última etapa será para re-avaliação destes hospitais, que acontecerá de fevereiro a outubro de 2011, em média três meses após o término do programa de capacitação de cada instituição.

Lista de Hospitais participantes da capacitação realizado pelo Hospital Samaritano de São Paulo, um dos Hospitais de Excelência:

– Fundação Santa Casa de Misericórdia – Pará
– Hospital de Clínicas Gaspar Viana – Pará
– Secretarias S. P. Mat. Marly Sarney – Maranhão
– Maternidade Benedito Leite – Maranhão
– Hospital José Pedro Bezerra – Hospital Santa Catarina – Natal
– Maternidade Escola Santa Mônica – Maceió
– Hospital de Doenças Tropicais Dr Anuar Auad – Goiânia
– Hospital Materno Infantil – Goiânia
– Maternidade Dona Evangelina Rosa – Piauí
– Hospital da Mulher – SES – Macapá
– Hospital de Base Ary Pinheiro – Rondônia
– Hospital Materno Infantil Boa Vista – Roraima
– Hospital Geral de Palmas – Tocantins

Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta