Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Salvador sedia maior evento de oftalmologia do País

Publicidade

Acontece, de 10 a 13 de setembro no Centro de Convenções da Bahia, o XXXII Congresso Brasileiro de Oftalmologia, o segundo maior evento da área no mundo e primeiro no Brasil. Presidido pelo médico baiano, Dr. Epaminondas Castelo Branco, o congresso que é promovido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), reunirá cerca de 4 mil congressistas nacionais e internacionais em Salvador. O evento discute os principais avanços da oftalmologia na atualidade, como as novas técnicas cirúrgicas de glaucoma e catarata, os novos medicamentos para o tratamento de diversas doenças oftalmológicas e revolucionárias lentes de contato. Ao todo, serão 790 especialistas, como, palestrantes, coordenadores e debatedores.
A programação incluirá apresentações de 683 trabalhos científicos, 120 cursos, 31 simpósios realizados pelas sociedades filiadas, a exemplo da Sociedade Brasileira de Glaucoma e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular.
Novas técnicas cirúrgicas e revolucionárias lentes de contato
No evento, cirurgias de catarata e glaucoma, retinopatia diabética (problema de visão causado pelo diabetes), ortoceratologia (novo tratamento para miopia e astigmatismo que acaba de chegar ao Brasil), além de assuntos, como, banco de olhos, marketing aplicado à oftalmologia e plástica ocular estarão na pauta das discussões. Uma das grandes novidades do setor é a técnica chamada de ortoceratologia, que consiste em lentes de contato para uso noturno, que permitem melhorar a visão por 24 ou 48h após cada utilização, evitando a necessidade de cirurgia. No Brasil, elas ainda estão em fase de testes. O laboratório que representará o produto no país, o Mediphacos, de Minas Gerais, estará presente no evento.
Um dos destaques do congresso é a ampla área de exposição comercial, que ocupará 6.300m², distribuídos entre o segundo e o terceiro pisos do Centro de Convenções. O espaço terá estandes de 80 empresas, entre laboratórios farmacêuticos, indústrias de instrumentos cirúrgicos, editoras especializadas e fabricantes de produtos óticos, como, Laboratório Pfizer, Novartis Biociências, Mediphacos Ltda, Johnson & Johnson, Vistatek Produtos Óticos, Editora Cultura Médica e Ophtalmology Times International. Os principais patrocinadores são a Alcon, a Allergan e a Opto.
Entre os convidados internacionais confirmados estão o prof. Dr Mark S. Blumenkranz (EUA), da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, um dos maiores especialistas do mundo em doenças da retina; o prof. Dr. Narsing Rao (EUA), do Instituto do Olho Doheny da California, especialista em patologia; o prof. Dr. Todd Margolis (EUA), da Universidade de São Francisco, especialista em doenças virais; prof. Dr. Miguel Noel Burnier (CA), da Universidade Mcgill; entre outros nomes. Alguns dos maiores expoentes da oftalmologia no Brasil também estarão presentes, a exemplo de, prof. Dr. Rubens Belfort Júnior (SP), prof. Dr. Newton Kara José Júnior (SP), prof. Dr. Marcos Ávila (GO) e prof. Dr. Paulo César Fontes (RJ).

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta