Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Saiba o que o check up pode ou não pode fazer por você

Publicidade

Foi-se o tempo em que fazer check up significava ser submetido a uma bateria infindável de exames. A moderna medicina reconhece que a checagem do estado geral da saúde de um indivíduo passa, em primeiro lugar, por avaliação clínica extremamente personalizada, considerando o sexo, a faixa etária, o histórico familiar, os hábitos e eventuais sintomas apresentados. “Da mesma forma, os exames complementares são customizados para a realidade de cada paciente”, destaca o cardiologista Bruno Ganem, coordenador do Programa Gestão Saúde da Amil Brasília.

Com o aumento da expectativa de vida, a detecção precoce de doenças é tema constante. “Há uma notória mudança no comportamento das pessoas. Se antes a maioria buscava o médico apenas diante de sintomas impossíveis de serem administrados, cresce o número de pacientes que realizam visita periódica ao médico assistente com o objetivo de verificar se tudo realmente corre bem”, comenta o especialista.

Vale a Pena – O rastreamento de alterações é de extrema valia, desde que siga protocolos validados internacionalmente. “Na prática isso quer dizer que a realização do exame tem que ter evidenciado benefícios quando feito em população que não apresentava sintomas”, esclarece Ganem.

Carla Furtado

AthenaPress | Unidade do Grupo Athena

(61) 3326 2066 e 8473 3509

athenapress@grupoathena.com.br

www.grupoathena.com.br

Atendimento à Imprensa: Paula Tubino

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta