Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Saiba mais sobre Anemia Falciforme

Publicidade

A Anemia Falciforme é uma doença que afeta os glóbulos vermelhos do sangue, gerando uma anormalidade na hemoglobina- deixam a forma arredondas e passam ter formato de foice. Por apresentarem irregularidades, as células dificultam a circulação do sangue para os órgãos e facilitam a formação de coágulos, provocando o surgimento de algumas doenças como o AVC e a trombose.

Diferentemente da anemia comum – diminuição da hemoglobina gerada, muitas vezes, pela falta de ferro no organismo – a anemia falciforme é uma doença hereditária mais comum no mundo e em nosso país – 1 em cada 35 nascidos vivos em São Paulo apresenta essas alterações.

De acordo com especialistas, a Anemia Falciforme pode ser descoberta precocemente pelo teste do pezinho (triagem neonatal). Por isso, é muito importante que a mulher, antes de dar a luz, se informe sobre os testes realizados na maternidade escolhida. Caso o teste do pezinho dê positivo para a doença, novos exames deverão ser feitos. O exame que diagnostica o problema é uma análise de sangue específica chamada eletroforese da hemoglobina. Pelo exame, dá para saber se a criança tem a doença ou se é portadora assintomática do gene.

No dia 23 de junho, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o centenário do primeiro diagnóstico da Anemia Falciforme será tema de audiência pública.

Fonte: Dra. Mariamilia Teixeira Pita, pediatra e hematologista do Hospital Samaritano

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta