Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

RS: Saúde capacita equipe do PSF para atender gestantes

Publicidade

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, em parceria com técnicos da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Sul (Sogirgs), da Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica (Abenfo) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RS), inicia em setembro a capacitação das Equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), visando o atendimento de gestantes (pré-natal). O primeiro curso, com 16 horas/aula, será realizado nos dias 15 e 16 de setembro para grupos de médicos e enfermeiros das equipes do PSF de quatro Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs).
A expectativa é capacitar, até novembro, todas as equipes do PSF das 10 CRSs cujo coeficiente de mortalidade infantil encontra-se acima da média do Estado. O trabalho deverá mobilizar cerca de mil profissionais, entre médicos e enfermeiros das equipes de PSF.
Juntamente com o PSF, o Viva a Criança é uma das principais estratégias da SES/RS, responsável pela redução, nos últimos três anos, da mortalidade infantil de 15,6 para 13,6 óbitos em cada mil nascidos vivos no Rio Grande do Sul. Hoje, 3,7 milhões de gaúchos são atendidos pelo PSF em sua residência ou nos postos de saúde.
Em parceria com a Unesco, já foram realizados mais de 55 cursos introdutórios em todas as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde. Cerca de 2 mil técnicos já foram preparados para atuarem no programa, desde o início de 2003.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta