Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Rodada Tecnológica promove 88 contatos

Publicidade

Oitenta e oito contatos. Este foi o resultado dos projetos apresentados por 32 instituições de pesquisa que estiveram reunidas com 16 empresas durante a 2° rodada tecnológica realizada ontem (20/06) no primeiro dia da Hospitalar. A maioria é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto do Coração (Incor) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Para Oswaldo Cantini, responsável pela área de institutos de pesquisa tecnológica da Finep, o balanço é extremamente positivo. ?Foi a melhor já realizada até então. Em 2005, foram 44 ofertas. Este ano, o número dobrou?, diz.
A iniciativa desses encontros é da Associação Brasileira de Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), responsáveis pela intermediação entre as partes.
Apesar das reuniões servirem apenas como um primeiro contato entre empresas e instituições de pesquisa, a expectativa da Finep é de que 20% sejam desenvolvidos, cuja duração média é de dois anos. ?Tenho certeza de que, neste período, daremos um salto de tecnologia no setor?. O custo de cada projeto financiado pela Finep gira em torno de R$ 200 mil.
Segundo Vera Crosta, da agência de inovação da Unicamp, esta é uma ótima oportunidade que as instituições de pesquisa têm de mostrar o que estão fazendo para o setor produtivo. ?É a primeira vez que a Unicamp participa e foi bastante produtivo. Essas rodadas funcionam como uma vitrine?, avalia. ?Apresentamos 18 projetos. A expectativa é de fecharmos bons acordos. Quatro empresas demonstraram interesse, o que não deixa de ser muito bom?, completa.
Esta foi a 3° rodada tecnológica realizada pela Abimo e Finep. A primeira foi realizada em outubro de 2004 e a segunda na Hospitalar do ano passado.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta