Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

RNP e Ministério inauguram núcleos de telemedicina e telessaúde na UFMS

Publicidade

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Saúde inauguram, nesta quarta-feira (08), núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) e do Programa Telessaúde Brasil na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Campo Grande.
Os núcleos foram dotados com sala de videoconferência e equipamentos para conexão em banda larga, permitindo que a universidade troque informações em tempo real com outras unidades. Assim, a instituição pode integrar os 42 Grupos de Interesse Especial nacionais e internacionais que discutem especialidades da saúde, prática de ensino à distância e assistência a pacientes remotos.
De acordo com o Ministério, por meio de tecnologias da informação e comunicação, será possível realizar não só atividades de pesquisa e educação continuada em saúde, mas também avaliações remotas de casos clínicos e segunda opinião a distância.
Através da parceria com o Ministério da Saúde, o local será a sede do Programa Telessaúde Brasil no Estado.
RUTE
Formada por 158 instituições, a Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que recebe recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é apoiada pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue). Coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Rute apoia o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentiva o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais. Com o núcleo da UFMS inaugurado, serão 51 em operação em todo o Brasil.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta