Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

RJ: São Vicente de Paulo é acreditado pela JCI

Publicidade

O Hospital São Vicente de Paulo (HSPV), do Rio de Janeiro, acaba de receber a acreditação pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), com base na metodologia de avaliação da Joint Commission International. 

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

Tem mais informações sobre o tema? Então, clique

De acordo a gerente do Setor de Qualidade e coordenadora do processo no HSVP, Martha Lima, a conquista do selo é resultado de um trabalho multiprofissional que durou quase três anos.  “Muito mais do que proporcionar um certificado, a Acreditação possibilita a melhoria do atendimento, das atividades e dos serviços que oferecemos aos usuários. Assim, todos saem ganhando: o paciente, o hospital e o funcionário, que se torna mais valorizado no mercado”, conta, em nota à imprensa.

Com a acreditação, a institutuição conseguiu gerar uma maior integração dos serviços, em especial do corpo clínico de médicos, o que estimulou a melhoria de questões como segurança do ambiente e do cuidado, organização de documentos, diretrizes e planos, e humanização no atendimento.

Para atingir execelência em segurança do paciente, o HSPV adquiriu uma máquina para identificação dos pacientes por meio do nome completo na pulseira de identificação e na porta do quarto, minimizando problemas com o tipo de letra, abreviações inadequadas ou desgaste da tinta; criou rotinas que estabelecem o uso de aparelhos eletrônicos para comunicação de procedimentos; redefiniu do armazenamento de medicamentos nas unidades, utilizando recipientes padronizados e devidamente rotulados; e criou, também, a checagem para verificar a marcação do paciente a ser operado.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta