Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Rio grande do sul inicia fase clínica de estudo com células-tronco

Publicidade

O Rio Grande do Sul deu início à fase clínica do estudo com células-tronco adultas. O Hospital São Lucas, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) realizou hoje, às 14h, o primeiro procedimento para tratar doenças cardíacas. O paciente gaúcho, portador de cardiomiopatia dilatada, foi submetido a uma punção da medula óssea para retirada das células do osso da bacia. O material será tratado e reinjetado. O estudo vai comparar a resposta dos pacientes tratados com células-tronco com a resposta dos que receberam o melhor tratamento para sua doença.
O Hospital São Lucas integra a rede de 33 instituições, de nove estados brasileiros, que participam do Estudo Multicêntrico Randomizado de Terapia Celular em Cardiopatia. O Ministério da Saúde vai investir R$13 milhões na pesquisa, que deve beneficiar 1,2 mil pacientes.
Se os resultados forem positivos, o Sistema Único de Saúde poderá economizar até R$500 milhões por ano com transplantes, internações, cirurgias e reinternações de pacientes com doenças do coração. A expectativa é que sejam salvas 200 mil vidas em três anos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta