Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Rede social ajuda recrutamento de pacientes para ensaios clínicos

Publicidade

A Blue Chip Patient Recruitments realizou uma pesquisa e constatou que estratégias mais direcionadas de mídia social podem ajudar os especialistas em recrutamento a distribuir informações pertinentes aos seus pacientes. O estudo realizado com 179 pessoas de fevereiro a abril de 2011 resultou em um resumo intitulado ?Patient Recruitment and the E-patient: A Survey Analys, que oferece ainda 11 táticas para especialistas em seleção.
Entre as orientações estão:
? Envolver um médico: a credibilidade continua a ser um dos maiores obstáculos para os pacientes na hora de participar de um ensaio clínico. 80% dos entrevistados responderam que preferem receber informações on-line a respeito do ensaio de um médico, o que indica que eles têm um papel importante na comunidade online. Apenas 19% dos questionados gostariam de receber as informações por meio do mural no Facebook e 14% preferem receber por meio do Twitter.
? Desenvolver respostas adiantadas: uma preocupação ainda maior do que a credibilidade é a segurança dos ensaios clínicos, já que eles ? em geral ? adotaram um estigma negativo dentro da sociedade. 41% dos indivíduos inquiridos manifestou mais preocupação com a segurança do ensaio, enquanto 36% mostraram-se preocupados com a credibilidade. O relatório recomenda desenvolver uma variedade de respostas previamente aprovadas antes do lançamento de campanhas sociais, que pode sanar a preocupação dos pacientes sobre a segurança de medicamentos e outras perguntas frequentes.
? Ser relevante para o público: embora o objetivo seja recrutar pacientes para o estudo, é importante estabelecer um papel na comunidade. Se a comunicação por meio de fóruns online é somente sobre o ensaio, aqueles que representam serão vistos como intrusos ou divulgadores. Pode-se construir credibilidade postando conteúdo relevante, estando atento ao teor dos diálogos sobre o tema, e ser consistente nas interações com o público.
De acordo com o CEO da Blue Chip Marketing Worldwide, Stanton Kawer, a mídia social tem o potencial de conectar centenas de milhares de participantes em ensaios clínicos imediatamente. Segundo ele, o relatório esclarece o que essas pessoas procuram quando consideram se envolver em ensaios clínicos.
O estudo também revela uma grande população com potencial para ser um paciente para ensaios clínicos. 81% dos entrevistados afirmaram que têm interesse em participar, mas dentre eles, apenas 16% já se envolveu em algum ensaio clínico.
A razão principal para isso pode ser uma falha no conhecimento sobre as oportunidades de participação. Apenas 10% dos questionados disseram ter conhecimento de sites de recrutamento de pacientes como o ClinicalTrials.gov, CenterWatch.com e CISCRP.org, o que sugere uma grande oportunidade para a conscientização dos pacientes.
Melhorar a eficiência dos ensaios clínicos por meio de mídias sociais de comunicação pode ter enormes implicações para o setor de saúde. É estimado que 85% dos ensaios clínicos sofrem atraso no recrutamento de pacientes. De acordo com a Life Science Leader, um mês de atraso pode significar a perda de US$40 milhões em vendas de um medicamento recém-aprovado.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta