Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Recreação ajuda a levantar a autoestima de pacientes

Publicidade

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) treina voluntários para ajudar os pacientes internados com várias atividades educativas e de recreação. A iniciativa está sendo feita devido à constatação de que pessoas que estão internadas à espera de uma cirurgia, ou submetidas a tratamentos dolorosos, melhoram sua autoestima ao fazer atividades prazerosas dentro do hospital.

“Os pacientes que vem para cirurgia, geralmente, de grande porte, ficam muito abalados emocionalmente. O objetivo é, justamente, trabalhar esse emocional, levar um pouquinho de lazer, de recreação e de autoestima. Os pacientes que vão tratar a coluna por exemplo, ficam muito tempo internados e geralmente precisam ficar deitados. Então, a gente faz um corte de cabelo, às vezes, um dia de maquiagem, dia de beleza e fazemos várias atividades de recreação e de lazer”, disse a coordenadora do programa de voluntariado do Instituto, Isabela Duarte.  
Os pacientes beneficiados pelo programa fazem atividades como artesanato, corte e costura, recreação com brinquedos e jogos para adultos e crianças. Eles também contam com oficinas de confecção de cartões, leitura de livros, assistem a vídeos e ainda contam com um serviço de cabeleireiro.
O programa conta, atualmente, com 35 voluntários fixos, 30 alunos de escolas públicas que se revezam e colaboradores de ONGs. A coordenadora explica que, para ser voluntário, é necessário ter mais de 18 anos, documentação regularizada, condições de saúdes física e mental, não ser portador de qualquer dependência química, ter capacidade de enfrentamento de situações, como adoecimento e morte e disponibilidade de tempo de até 3 horas semanais, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17h.
Serviço:
Programa de voluntariado
O recrutamento é feito na própria instituição, com prévio agendamento por telefone, na Rua Washington Luis, 61, Centro – Rio de Janeiro.
Telefones: (21) 3512-4944 ou (21) 3512-4999 Ramal 398. Mais informações no site do Into.
Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.
 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta