Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Recanto Maria Tereza inaugura unidade de psiquiatria

Publicidade

O Recanto Maria Tereza, clínica para dependentes químicos dos Hospitais São Camilo de São Paulo, inaugura ainda neste mês uma nova Unidade de Psiquiatria, em sua sede em Cotia. Segundo o Dr. João Lourenço Navajas, médico psiquiatra da clínica, trata-se de uma iniciativa inédita, porque há uma carência de espaços terapêuticos específicos para tratar quadros emocionais, como depressão, ansiedade, pânico, transtornos obssessivo-compulsivos, e outros. ?Quando se faz necessária a internação, estas pessoas são encaminhadas para hospitais psiquiátricos onde ficam em ambientes para tratamento de doenças mais graves (esquizofrenia, demenciação?, diz o Dr. João Lourenço. Além de transtornos mentais leves, a nova Unidade do Recanto Maria Tereza vai tratar dos portadores de co-dependência (doença emocional que acomete os familiares dos dependentes de álcool e drogas).
O tratamento poderá ser sob internação integral ou semi-internação (semelhante hospital-dia) e terá duração média de 15 a 45 dias. Ele será sugerido pelo profissional da saúde e não terá caráter compulsório. Os pacientes permanecerão em instalações modernas e sem qualquer aspecto que lembre “hospital psiquiátrico”.
?As atividades são todas dirigidas para a recuperação emocional, por meio de vivências que promovam o desligamento emocional, resgatando a auto-estima e a autonomia individual, com a facilidade do distanciamento geográfico de locais, situações ou circunstâncias geradoras ou mantenedoras do mal estar emocional?, propõe o médico.
O método utilizado seguirá o Modelo Minnesota, dos 12 passos, e será aplicado conjuntamente com todas as técnicas modernas de psicologia e psicofarmacologia. Haverá a possibilidade de aplicação de terapias complementares como fitoterapia, homeopatia e acupuntura.
O diferencial que norteia os Hospitais São Camilo também estará sempre presente: o humanismo. ?As relações humanas potencializam os efeitos de qualquer tecnologia?, afirma o médico.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta