Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Reabilitador automatizado auxilia tratamento de deficientes físicos

Publicidade

Alunos da FEI – Fundação Educacional Inaciana -, de São Bernardo (SP), desenvolveram um projeto de um reabilitador automatizado de membros inferiores, um equipamento destinado a auxiliar o trabalho de fisioterapeutas no tratamento de pacientes paraplégicos e tetraplégicos. “O aparelho é composto por duas estruturas, um colete para sustentar a pessoa em pé e outra que reproduz movimentos de marcha e equilíbrio”, explica Helton Bezerra, um dos autores do projeto. Segundo Bezerra, o reabilitador atende uma necessidade de manter o paciente em posição ereta na fisioterapia, já que as pessoas portadoras de deficiência nos membros inferiores ficam, em geral, deitadas ou sentadas. Ao sustentar o corpo pelo colete, o equipamento ajuda a exercitar os membros e fortalecer os músculos com a imitação dos movimentos.
O protótipo foi desenvolvido pelos alunos da FEI como projeto de formatura do curso de engenharia elétrica. “A idéia surgiu de conversas com amigas nossas que são fisioterapeutas. Além disso, tínhamos o objetivo de fazer algo na área médica”, conta Bezerra. Os outros autores do reabilitador são os alunos Giulianno Mahncke, Marcelo Fukuda e Henrique José Savoia, que fizeram as pesquisas sob orientação dos professores Orlando Onofre e Maria Cláudia Ferrari de Castro.
O equipamento funciona com um sistema microprocessado, para o qual os estudantes tiveram que desenvolver um programa. A estrutura do reabilitador foi toda construída em ferro. A parte do colete é regulável para uma altura de até dois metros, e o sistema de movimentação tem 1,20 m por 80 cm. “Ainda faltam melhorias no projeto, desenvolvemos apenas um protótipo”, ressalta Bezerra. O estudante acredita que se trata de um projeto inovador. “Pelo que pesquisamos, não encontramos nada parecido”, afirma.
O equipamento será exposto hoje, 16 de dezembro, a partir das 19 horas, na XXV Elexpo – Exposição de Projetos de Formatura do Curso de Engenharia Elétrica, que será realizada no campus São Bernardo da FEI.
Maiores informações sobre o projeto: (11) 9586-4726, com Helton Bezerra

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta