Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Reabilitação cardíaca do HCor tem dois novos serviços

Publicidade

O programa de Reabilitação Cardíaca, Pulmonar e Metabólica do HCor – que contempla uma ampla abordagem multidisciplinar conta com dois novos serviços: Reabilitação de obesos pré e pós-cirurgia bariátrica e o condicionamento físico supervisionado, direcionado a diversas especialidades.

A essência do serviço de reabilitação não visa apenas buscar o restabelecimento dos pacientes acometidos de eventos cardiovasculares, mas também reduzir as chances de um novo evento e também evitar que o primeiro evento possa acontecer.

Estudos de casos

Segundo a entidade, o acompanhamento dos pacientes possibilita a realização de pesquisas e estudos que são utilizados como parâmetros no desenvolvimento de novas técnicas e modelo de resultados obtidos. Atualmente, o serviço trabalha no estudo do treinamento respiratório em pacientes com importante disfunção cardíaca ou pulmonar, que vem demonstrando a significativa melhora na tolerância ao exercício e do padrão ventilatório dos pacientes com grande limitação da capacidade funcional. “Observamos a redução nítida do número de reinternações hospitalares desse grupo de pacientes com cardiopatia e ou pneumopatia grave”, disse, em comunicado, o cardiologista responsável pelo programa de reabilitação cardíaca, pulmonar e metabólica do HCor, Carlos Alberto Hossri.

Outros dois estudos se destacam. Um deles demonstra a redução de arritmias cardíacas mensuradas pela telemetria multicanal de cardiopatas portadores de marcapassos com desfibriladores implantados (CDI), após as primeiras semanas das sessões de exercício no programa de reabilitação. O outro estuda a resposta do metabolismo oxidativo, da tolerância ao exercício e da qualidade de vida, antes e após o treinamento físico, por meio do programa de reabilitação cardiopulmonar, com excelentes resultados preliminares.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.

 

 

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta