Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Radioterapia do HC de Campinas investe em oncologia

Publicidade

O Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp está capacitado a duplicar, neste mês, o atendimento a pacientes oncológicos. Com o aumento desse potencial, será possível atender 100 casos novos no serviço por mês, que terá condições de executar irradiações em mais de 4 mil campos radioterápicos (cada irradiação – em média, duas a três por dia), informa a assessoria de imprensa da Unicamp.
A expansão começou a ser planejada no início do ano, com a finalidade de priorizar o atendimento médico em áreas estratégicas. Uma das formas encontradas para ampliar o atendimento foi a instalação e o funcionamento de um acelerador linear de fótons e elétrons, adquirido com recursos do Programa Reforsus do Ministério da Saúde. Este equipamento custou aproximadamente US$ 1,2 milhão e realiza irradiações.
Segundo estima o radiologista Werner Schlupp, responsável pela área, a expansão do Serviço, que integra um plano diretor de readequação do HC, permitirá atender 25% da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) da região de Campinas.
Outro avanço foi conquistado mediante auxílio financeiro da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) para reforma do espaço físico do serviço. A área dispõe de recursos tecnológicos e realiza atendimento de casos oncológicos que permite um treinamento de excelência a alunos do novo curso de graduação em física médica. Está em discussão, em conjunto com o Serviço de Radioterapia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), a implantação da residência médica em radioterapia, fato que agregará ainda mais qualidade ao serviço.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta