Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Quimioteca Fundação Orsa comemora um ano

Publicidade

A Quimioteca Fundação Orsa comemora este mês um ano de atendimentos voltados para o resgate da auto-estima e para a garantia do direito da criança e do adolescente com câncer, inclusive a um tratamento adequado. A Quimioteca é um espaço lúdico para o tratamento de quimioterapia construído no hospital do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). Nesse primeiro ano, 2.767 crianças e adolescentes foram atendidos na Quimioteca por uma equipe de 14 enfermeiras, entre outros profissionais como psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e endocrinologistas. Cada criança recebe um material lúdico e pedagógico ideal para a sua fase de desenvolvimento. Esse tipo de assistência ameniza o trauma da criança que ganha confiança, segurança e afeto proporcionados pela brincadeira.
Uma característica importante para a humanização da quimioterapia é o comprometimento dos 60 voluntários envolvidos no dia-a-dia do tratamento. O trabalho é feito de formar integrada com a equipe de enfermagem, seguindo as normas, a ética e a seriedade necessárias para ajudar os pacientes. As crianças ficam descontraídas na Quimioteca e conseqüentemente as mães sentem-se mais amparadas durante o tratamento.
Agora o próximo desafio da fundação é desenvolver indicadores e metodologia para mensuração dos resultados, para comprovar em números a percepção das enfermeiras e das famílias de que o tratamento na quimioteca contribui para minimizar o trauma da criança, aumentando a assiduidade ao tratamento e até a sobrevida em muitos casos.

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta