Referências da Saúde Quem foram os premiados da edição 2016? Confira agora

Quem cuida dos idosos?

Publicidade

A projeção é que a população brasileira irá atingir o seu máximo em 2030, com um contingente de aproximadamente 204,3 milhões de habitantes. Para 2035, a expectativa cai para 200,1 milhões.

Isso significa que nesse ano ainda continuamos com 40 milhões de pessoas a menos que a atual população dos E. Unidos porem com uma população relativamente mais jovem. A população idosa no Brasil que, em 1992 representava 7,9% da população, passou a responder por 10,6% no ano passado.

O estudo mostra que, além do envelhecimento da população total, a proporção de pessoas com idade superior a 80 anos está aumentando. O percentual de brasileiros nesse grupo passou de 1%, em 1992, para 1,4%, no ano passado, o que representa um universo de 1,6 milhões de pessoas. Na população americana atual já existe 1% de pessoas com mais de 100 anos.

Economicamente o Brasil não esta preparado para essa população tão mais velha, que ficam sem ninguém em casa para cuidar deles. De acordo com o Ipea, indicam uma maior demanda por cuidados de longa duração e por pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais por um período de tempo também mais longo. O Brasil precisa preparar com urgência a categoria de cuidadores de idosos.

O sistema publico inglês de saúde, atende bem( toda a população) instituiu há 3 anos o pagamento de uma taxa facultativa, que permite a pessoa ser internada num asilo, se assim desejar depois de uma certa idade

Dr. Jose Knoplich knoplich@uol.com.br www.ram.uol.com.br

Publicidade

Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

Deixe uma resposta