Na semana do prêmio Startup Saúde 2014, estamos trazendo os dados das startups de saúde finalistas para que vocês as conheçam. Hoje a empresa é a Medicinia, fundada por Daniel Branco e com soluções que aproximem os players do setor.

A missão do Medicinia é reinventar a Saúde através de tecnologias transformadoras que aproximem pacientes, médicos e equipes clinico-hospitalares.

PRINCIPAIS PRODUTOS

Fazemos isso através de duas frentes diferentes: o Medicinia para População e o Medicinia para Hospitais & Clínicas.

O Medicinia para População surgiu do desejo de democratizar o acesso da população à informação de qualidade sobre saúde. O negócio teve início a partir de uma ideia muito simples: a população da internet faz perguntas sobre saúde e nossos médicos respondem on-line. Este produto bate recordes de acesso e visibilidade, trazendo ajuda à população.

O Medicinia para Hospitais & Clínicas é uma plataforma que possibilita o Hospital Ágil, no qual médicos, profissionais e pacientes estão conectados de forma descomplicada e rápida, e todas as operações envolvidas no atendimento ocorrem de forma mais produtiva e eficiente. Tudo isso é possível pois a tecnologia é móvel e pode ser acessada de qualquer aparelho em qualquer lugar do hospital, seja através de PCs, smartphones ou tablets. Através de funcionalidades como Conversas em Tempo Real, Entrega de Exames (Imagens e Laudos) e até Fila de Tarefas o hospital pode diminuir o tempo de atendimento, otimizar seus fluxos operacionais, diminuir ociosidade de leitos e incrementar sua receita. O Medicinia para Hospitais foi desenvolvido para gerir e otimizar os fluxos de informação dentro de clínicas, hospitais e sistemas de saúde.

NOSSA HISTÓRIA

A startup foi fundada por Dr.Daniel Branco, que se dedica há 20 anos à área de saúde. Formado em Medicina pela UFRGS, pós-doutor em planejamento neurocirúrgico pela Harvard Medical School e MBA pela Wharton Business School. É especialista em negócios de Saúde e fundou o Medicinia em 2012. Nosso primeiro produto foi o Medicinia para População e em 2013 lançamos o Medicinia para Hospitais.

Nosso CEO comenta: “Na verdade, ainda não concluímos nossa entrada. Continuamos enfrentando uma diversidade de desafios, tanto culturais quanto mercadológicos, pois nossa proposta é bastante disruptiva. Mas o maior desafio mesmo é a velha forma, ineficiente e manual, de gerenciar fluxos de informação no sistema de saúde. O Medicinia foi fundado para mudar isso, para que a informação flua com facilidade entre profissionais e pacientes.”

O ANO DE 2014

O ano de 2014 foi bastante positivo pois conquistamos os melhores clientes possíveis como Hospital do Coração, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital São Luiz da Rede Dor, Hospital Mãe de Deus, Divina Providência e também Hospital São Cristóvão. Além disso, estivemos presentes em todos os eventos relevantes do setor como Hospitalar, HIMSS Latin America e Simpósio Fluxo do Paciente (Einstein). Realizamos também uma forte parceria com a Anahp, na qual realizamos encontros em sua sede para discussão de temas relacionados à tecnologia e segurança da informação. Ou seja, apesar dos obstáculos, aos poucos vamos conquistando o mercado.